Os seguidores do Congresso em Foco no twitter (www.twitter.com/congemfoco) responderam à seguinte enquete esta semana:
Vale um pacote de jujubas (mas é você que paga o frete): Quem foi Aureliano Chaves e o que ele tem a ver com o ano de 1989?
Aureliano Chaves foi vice-presidente da República, governador de Minas Gerais, ministro de Minas e Energia e um dos fundadores do PFL. Foi candidato a presidente pelo partido em 1989. Foi derrotado por Fernando Collor (então no PRN) assim como Lula e outros 20 postulantes ao cargo.
Vice-presidente no governo do general João Figueiredo, Aureliano foi peça fundamental da articulação que levou à formação da Aliança Liberal, à criação do PFL e à eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, em 1985. No governo José Sarney, tornou-se ministro de Minas e Energia.
Em 89, foi o candidato do PFL a presidente. Como sua candidatura não deslanchava, parte dos pefelistas inventaram no meio da campanha uma candidatura do apresentador de TV Sílvio Santos. Para tanto, o pastor evangélico Armando Corrêa retirou sua candidatura pelo PMN, e Sílvio entrou no lugar. Mas o Tribunal Superior Eleitoral acabou impugnando a candidatura.
Collor venceu as eleições em cima de Lula no segundo turno. Foi cassado em 1992. Lula elegeu-se em 2002 e 2006 para o Palácio do Planalto.
Aureliano Chaves morreu em 2003, aos 74 anos.
Os acertadores da pergunta são
Cláudio Barros (Teresina, PI)
Camila Pimentel (Natal, RN)
Juliano Berquó (Brasília, DF)
O pacote de jujubas pode ser retirado na redação do site entre a próxima quarta-feira (7) e segunda-feira (12), das 9h às 12h e das 14h às 18h.
SHS Quadra 6 Bloco E sala 921 Ed. Brasil XXI
Brasília – Distrito Federal
Tel.: (61) 3322-4568
E atenção: Claudio Barros, de Teresina, que foi o primeiro a responder, ganha também um exemplar do livro “O que esperar do novo Congresso”, um perfil da atual legislatura de autoria do Congresso em Foco, em parceria com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O livro do Claudio está à disposição dele na sede do Congresso em Foco. Basta entrar em contato para combinar a forma de envio.
Quer saber mais sobre política? Leia o Congresso em Foco www.congressoemfoco.com.br
Leia também