Correio Braziliense
Devassa nas contas de Renan
"O Supremo Tribunal Federal determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário,desde 2000, do presidente do Congresso. O objetivo é saber se Renan Calheiros teve despesas pessoais pagas por um lobista de empreiteira. No Senado, diante de outro revés – a decisão do Conselho de Ética de abrir novo processo, agora para investigar denúncia envolvendo a cervejaria Schincariol –, Renan reagiu com ameaçase bateu boca com o líder do DEM, José Agripino. Diante da reação dos oposicionistas, que prometem travar as votações se Renan não se afastar da presidência da Casa, o governo já admite reavaliar o apoio ao parlamentar alagoano".
Projeto da CPMF volta a andar
"Sob acordo entre governo e oposição, os deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deram início ontem à fase decisiva de tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga por mais quatro anos a Contribuição Provisória sobre Contribuição Financeira (CPMF). O relatório do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre o texto original mandado pelo Palácio do Planalto foi lido e, tal como estava combinado, houve pedido de vista. Com isso, a matéria não pode ser votada em menos de duas sessões".
Leia também
Votação será retomada hoje
"Líderes de partidos reunidos ontem na Câmara dos Deputados fizeram um acordo que permitirá colocar em votação, hoje à tarde, mudanças nas regras eleitorais. Antes de votar, partidos contrários e favoráveis à reforma política disputarão em plenário a abrangência das alterações sobre as quais irão deliberar: o pacote que inclui financiamento público e limite para gastos em campanhas ou uma emenda que se restringe à fidelidade partidária e à marcação de um plebiscito para que a população possa se posicionar sobre o sistema eleitoral".
PF vai indiciar cinco suspeitos
"A Polícia Federal vai indiciar os cinco presos na Operação Selo, realizada na semana passada para apurar fraudes em licitações da Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT). Eles foram libertados na madrugada de ontem por decisão da Justiça Federal. Os empresários Arthur Wascheck e Marco Antônio Bulhões, os funcionários dos Correios Luiz Carlos de Oliveira Garritano e Sérgio Dias serão indiciados por corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha. Já Antônio Félix de Oliveira deve responder por lavagem de dinheiro. A PF quer ouvir até a próxima semana Carlos Roberto Samartini Dias, diretor de Operações da estatal, citado em depoimentos tomados esta semana e em escutas telefônicas realizadas durante a investigação".
O Globo
Renan tem sigilo quebrado e responde com ameaças
"O Supremo Tribunal Federal quebrou ontem o sigilo bancário e fiscal do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para investigar a denúncia de que usou dinheiro de um lobista da Mendes Júnior para pagar despesas pessoais. Contas e declarações de renda de Renan nos últimos sete anos serão analisadas. Presidindo a sessão do Senado, Renan recorreu a ameaças e chantagens a senadores, que pediram que deixe o cargo, como o líder do DEM, Agripino Maia (RN). A Mesa do Senado aceitou nova representação do PSOL, que pede apuração do envolvimento do senador em negócios de seu irmão com a empresa Schincariol. O DEM e o PSDB também apresentaram pedido para investigar se Renan é ou não sócio oculto de rádios em Alagoas".
FAB e MP brigam por documentos
"Uma batalha judicial entre o Ministério Público Federal e a Aeronáutica em torno da apreensão de documentos nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, em São Paulo, e na sede do Cindacta 1, em Brasília, terminou no início da noite de ontem com o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) em favor da devolução do material. A Advocacia Geral da União recorreu ao TRF depois que a Justiça Federal concedeu liminar ao pedido de procuradores da República para apreender documentos e gravações nos órgãos de controle de tráfego aéreo".
Aeronáutica recomenda rigor à Anac nas pistas de Congonhas
"Atendendo à comissão que investiga o acidente com Airbus da TAM a Aeronáutica emitirá uma recomendação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pedindo mais rigor no controle de pousos e decolagens nas duas pistas do aeroporto de Congonhas, especialmente em dias de chuva".
Senado aprova mudanças no Supersimples
Folha de S. Paulo
Supremo quebra sigilo fiscal de Renan
"O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski determinou ontem a quebra do sigilo fiscal e da movimentação financeira do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a partir do ano 2000, ao abrir inquérito criminal para investigá-lo. Lewandowski também ordenou ao Senado que envie cópia das representações existentes contra Renan. Após receber as informações do Senado e da Receita Federal, ele as encaminhará ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, que decidirá os passos seguintes da investigação".
Lula diz que "caso individual" não pode atrapalhar Senado
"Na primeira declaração pública desde que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) passou a ser alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que irá intervir caso as investigações paralisem o Senado e disse que nenhum caso individual, "por mais importante que seja", pode atrapalhar a votação de temas de interesse do país. As declarações foram dadas durante entrevista coletiva em Tegucigalpa (Honduras), segundo destino de uma visita a cinco países da região".
Ação do Ministério Público nos aeroportos é suspensa
"Em um dia de idas e vindas e bate-boca público, o procurador da República Matheus Baraldi Magnani recolheu cerca de 20 caixas de documentos e gravações no aeroporto de Cumbica, pôs as mãos no livro de ocorrências de Congonhas, mas teve de devolver tudo, por ordem da Justiça Federal. Pela manhã, Magnani, acompanhado de cerca de 15 delegados e agentes da Polícia Federal, foi até Cumbica para cumprir um mandado de busca e apreensão de registros de ocorrências sobre falhas no sistema de tráfego aéreo. O mandado foi assinado pela juíza Maria Isabel do Prado, da 2ª Vara Federal de Guarulhos".
Novo presidente da Infraero pede que diretoria se demita
"Ao tomar posse ontem como novo presidente da Infraero (estatal que gerencia aeroportos), o engenheiro Sergio Gaudenzi diagnosticou um "nó" do sistema de aviação em São Paulo, defendeu a transferência de vôos para o Rio de Janeiro e Minas e pediu que todos os diretores, superintendentes e gerentes regionais da estatal ponham os cargos à disposição hoje".
Em CPI, coronel acusa TAM, estatal e Anac por atrasos
"Responsável por investigar o acidente com o avião da TAM, o coronel Fernando Camargo acusou ontem a Anac, a Infraero e a companhia aérea de atrasar os trabalhos do Cenipa (Centro de Investigação Aeroportuária) por não encaminhar documentos que serão usados no cruzamento de informações com os dados das caixas-pretas".
Novo líder da oposição fica no cargo apenas 4 horas
"O deputado federal Leonardo Vilela (PSDB-GO), indicado ontem por seu partido para o posto de líder da bancada de oposição na Câmara, durou apenas quatro horas no cargo. Nomeado por volta das 16h, caiu por volta das 20h depois que a bancada tucana foi informada pelo próprio Vilela de que seu nome aparece na investigação da Operação Aquarela".
Estado de S. Paulo
Supremo quebra sigilos de Renan
"Decidido a brigar pelo cargo a todo custo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sofreu ontem três golpes. O primeiro e mais grave foi a quebra de sigilo bancário e fiscal determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Três dias após um novo escândalo vir à tona – o uso de parentes como laranjas na compra de duas rádios – e 24 horas após a abertura de inquérito no Supremo, foi autorizada uma devassa no Banco Central e na Receita, a pedido de Ricardo Lewandowski, relator do caso".
Advogado do Senado tenta, de novo, salvar Renan
"Na batalha pela sobrevivência política, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem contado com a atuação de um coadjuvante de destaque, o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais, o mesmo assessor que acompanhou pessoalmente no Conselho de Ética, a primeira reunião que tratou da representação do PSOL contra o senador por suspeita de quebra de decoro parlamentar".
Caso individual não pode parar votações, diz Lula
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem uma advertência às lideranças do Congresso, durante entrevista coletiva concedida em Tegucigalpa, capital de Honduras, segunda parada da viagem a cinco países da América Latina. Segundo Lula, se houver atraso no Senado nas votações de projetos de interesse do País, ele chamará os líderes da Casa e dos partidos para “uma conversa” assim que retornar ao Brasil".
Planalto avalia que queda do peemedebista é inevitável
"O governo considera inevitável a saída do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acossado por uma avalanche de denúncias. Apesar do discurso oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que Renan já exibiu vários documentos para provar sua inocência, ministros já admitem, em conversas reservadas, que o Planalto será obrigado a se debruçar – com mais velocidade do que gostaria – sobre nomes aliados para a troca de comando no Senado".
Jornal do Brasil
Aeronáutica impede a investigação de falhas no Cindacta
"Agentes federais e representantes do Ministério Público fizeram operação de busca e apreensão de documentos de controle aéreo nos aeroportos de Cumbica e Congonhas e no Cindacta 1, em Brasília. Em Guarulhos, onde os controladores são civis, documentos puderam ser levados. Nos outros locais, a Aeronáutica barrou o acesso. A ação integra investigação do MP sobre o caos aéreo do ano passado. À tarde, o TRF suspendeu o mandato e ordenou a devolução dos papéis".
Devassa nas contas de Renan
"STF quebra o sigilo bancário e presidente do Senado já enfrenta mais outra investigação".
Valor Econômico
Preços em queda tiram o ânimo dos novatos da cana
"O entusiasmo pelo etanol arrefece aos primeiros golpes da realidade. Empresários do setor sucroalcooleiro e outros novatos na área, os chamados "aventureiros", deram início a uma onda de anúncios de projetos de novas usinas que parecia não ter fim. A euforia cedeu lugar à prudência depois que os preços do açúcar e do álcool despencaram e muitos empresários decidiram repensar seus investimentos. Com isso, boa parte dos cerca de 150 novos projetos anunciados não virá a campo. "Pelo menos 30% deles nem devem sair do papel", diz Antonio Padua Rodrigues, diretor da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica). Dados preliminares indicam que 89 estão em curso desde 2006 e somam cerca de US$ 17 bilhões em investimentos".
Gazeta Mercantil
Vendas externas de carne levam a produção recorde
"A expansão das exportações brasileiras de carnes, estimada em mais de 10% neste ano, fará o Brasil ter produção recorde. E a carne de frango deverá liderar a produção pela primeira vez desde 2002. Estimativa da Safras & Mercado projeta que o País produzirá 22,69 milhões de toneladas de carnes em 2007, 4,9% mais que em 2006. O maior incremento virá das aves: 9,5% (10,2 milhões de toneladas). A oferta de carne bovina crescerá 1,6% (9,75 milhões de toneladas) e a de suíno, 0,8% (2,73 milhões de toneladas). Para 2008, serão 23,15 milhões de toneladas, com crescimento menor (1,98%) devido à falta de boi".
Deixe um comentário