A Companhia Vale do Rio Doce se tornou hoje (24) a segunda maior mineradora do mundo com a aquisição de 75,6% do capital (174,6 milhões de ações ordinárias) da mineradora canadense Inco. O negócio foi fechado por cerca de R$ 13,2 bilhões de dólares, o maior já realizado na história por uma empresa brasileira.
Entretanto, a Vale deve gastar no total mais de R$ 17 bilhões se conseguir cumprir o objetivo de adquirir 100% das ações da empresa.
"O conselho da Inco acredita que a união com a Vale é uma grande oportunidade para criar valor. Nós pretendemos auxiliar a Vale em tudo que pudermos para assegurar uma integração sem obstáculos das duas companhias, criando uma nova líder no mercado global de mineração e metais", afirmou o presidente-executivo da empresa, Scott Hand.
Atualmente, a canadense Inco é a segunda maior produtora de níquel do mundo, produto largamento utilizado na produção de aço inoxidável e em baterias recarregáveis. Além de ser uma importante produtora de cobre, cobalto e de alguns metais preciosos, como platina.
Amanhã (25), os executivos da Vale deverão fazer uma teleconferência para esclarecer dúvidas quanto à negociação. (Renaro Cardozo)
Leia também