O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), teve uma crise de hipertensão e está internado no Instituto do Coração, em São Paulo. Com isso, foi cancelada a reunião que ele teria hoje (4) com o lobista da empreiteira Mendes Júnior, Cláudio Gontijo, para colher informações para o relatório da pré-investigação da representação do Psol contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Com a internação, também foi adiada uma conversa com o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Sibá Machado (PT-AC). Eles discutiriam a possibilidade do corregedor ser o relator da representação contra Renan. Assim, a preparação e votação do relatório seriam mais breves, pois Tuma já reuniu a maior parte das informações necessárias.
Na semana passada, o corregedor foi alvo de críticas no Senado por conta de declarações interpretadas como favoráveis a Renan Calheiros, acusado de ter tido contas pessoais pagas pela Mendes Júnior. "Não quero condenar, quero absolver", chegou a dizer. (Carol Ferrare)