O PSDB apresentará uma carta-compromisso como exigência para apoiar o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) na disputa pela presidência do Senado.
Em troca do apoio, os tucanos querem a votação de vetos presidenciais; a criação de critérios matemáticos para a distribuição das relatorias nas comissões; o compromisso de que haverá renovação e transparência no Senado, e o estabelecimento de uma relação independente com o Palácio do Planalto.
"Queremos saber como ele vai soerguer a imagem do Senado", afirmou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). Segundo Virgílio, basta o senador potiguar concordar "com esses poucos pontos" para garantir o apoio da oposição.
"Queremos o compromisso do presidente com a democracia e com a reforma [das atitudes] do Senado. Vamos acionar Garibaldi para que ele assuma o compromisso. Se assumir, a gente o apóia", afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), acrescentando que Garibaldi "é uma pessoa correta e que tem boa relação com o PSDB". (Soraia Costa)