Candidato à reeleição, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Em pesquisa do instituto Ibope divulgada nesta quarta-feira (30), o tucano tem 50% das intenções de voto, percentual suficiente para assegurar a reeleição no primeiro turno.
Somados, todos os outros candidatos a governador têm 21%, menos da metade do patamar de Alckmin. Em segundo lugar, o empresário Paulo Skaf (PMDB) aparece com 11%. E o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), com 5%.
Considerando a margem de erro — três pontos percentuais para mais ou para menos, Skaf e Padilha estão empatados tecnicamente. No entanto, também há empate técnico entre o petista e outros cinco candidatos de partidos nanicos que alcançaram 1% cada um.
O candidato petista é o que tem a maior taxa de rejeição: 19%. Já o governo tucano é avaliado como “ruim ou péssimo” por 19%.
Ainda de acordo com o levantamento, encomendado pela TV Globo, brancos e nulos somam 15%. O instituto ouviu 1.512 pessoas entre 26 e 28 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR – 00272/ 2014.
Leia também
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa