Em todo o país, pelo menos 378 idosos devem concorrer às eleições 2008. A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já atualizou 69% do total de pedidos de registros de candidatura para as eleições deste ano. Dos 381.215 pedidos feitos, a Corte aceitou 265.313 registros.
Segundo informações do TSE, a maioria dos candidatos idosos é de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Nordeste são as que reúnem a maior concentração de concorrentes da terceira idade. Dos 378, a Justiça Eleitoral já aceitou 208 pedidos e rejeitou 25 registros. No grupo de aceitos, estão os dois candidatos mais velhos, ambos de 89 anos.
A Constituição Federal não prevê limite máximo de idade para concorrer a cargos eletivos. Há previsão apenas para idade mínima. Para os cargos de prefeito, vice-prefeito, deputado federal, estadual ou distrital, o candidato deve ter 21 anos ou mais. Para concorrer ao cargo de vereador, a idade mínima é de 18 anos. Enquanto o pleito para senador, presidente e vice-presidente da República exige idade mínima de 35 anos. (Da Redação)
Leia também
LEIA TAMBÉM
Deixe um comentário