O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou há pouco o pedido de liminar impetrado pelo Ibope para veiculação de pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Londrina (PR). A pesquisa, segunda do Ibope sobre o comportamento do eleitorado naquele município, seria divulgada hoje pela Rede Paranaense de Comunicação.
Os dois candidatos, Antônio Belinati (PP) e Luiz Carlos Hauly (PSDB), entraram com pedidos de impugnação da pesquisa. Esses recursos judiciais, que foram inicialmente rejeitados pela juíza da 41ª Zona Eleitoral, Denise Hammerschmidt, acabaram sendo aceitos em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR).
A decisão do TRE paranaense proibiu a veiculação do levantamento, alegando que o Ibope substituiu as amostras de faixa salarial dos entrevistados – obrigatória em pesquisas do tipo – apenas pelo ramo de atividades. A primeira pesquisa, divulgada no último dia 16, revela que o candidato do PP aparece com 46% da preferência do eleitorado. Já Hauly aparece com 44%.
Levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco revela que Belinati responde a dois processos de Execução Fiscal na Justiça Federal do Paraná. (leia mais) (Júnia Gama)
Leia também