O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (18) manter o mandato da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).A parlamentar foi acusada de fazer uso indevido dos meios de comunicação, o que configura abuso de poder econômico.
Em cinco meses, Rosalba apareceu 64 vezes na emissora TV Tropical (retransmissora da Record no estado), empresa de propriedade do senador José Agripino (RN), líder do DEM no Senado.
De acordo com o ex-senador Fernando Bezerra (PTB-RN), autor do recurso, a exposição de Rosalba na TV controlada por Agripino favoreceu a vitória dela nas últimas eleições. Rosalba venceu Bezerra por uma diferença de 11 mil votos.
“Se por um lado, a generalização é precipitada, por outro, se a mídia pode projetar no inconsciente coletivo, não significa necessariamente que tenha tido êxito. Pode também representar desgaste ou influir negativamente ou não ter influência alguma”, afirmou o o ministro Felix Fischer.
“É difícil imaginar que o recorrente, em período pré-eleitoral, não tivesse sido entrevistado em razoável número de vezes”, complementou o ministro. (Rodolfo Torres)