O TSE recebeu 11 pedidos de registro de candidatura para as eleições presidenciais deste ano. Desses, três devem ser negados pelo tribunal. Na sexta-feira, João Eduardo de Resende e o vice Jair Costa Fernandez, pelo PMDB, João Bosco Luz Kalil, que disse representar o PTdoB, e Ana Maria Rangel, pelo PRP, apresentaram pedidos de registro individual.
O pedido de candidatura de Resende deve ser recusado por causa de um ofício recebido pelo TSE e assinado pela Executiva Nacional do partido em que o PMDB reitera que não teria candidato à Presidência da República. Quanto a Ana Maria, o PRP informou ao tribunal que a decisão da Convenção Nacional foi anulada e foi aberto processo disciplinar para expulsá-la do partido. O político Kalil não apresentou o nome do vice nem a aprovação do partido quanto à candidatura.
O tribunal recebeu os pedidos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL), Cristovam Buarque (PDT), José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Luciano Bivar (PSL) e Carlos Machado (PSC). O TSE tem até 23 de agosto para julgar as requisições dos candidatos.