O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendou novamente a desaprovação das prestações de contas do comitê financeiro nacional do PT e do presidente Lula, candidato da legenda reeleito à Presidência da República. Os dois pareceres já levam em conta declarações de retificação de contas prestadas pelo PT.
A equipe de técnicos do TSE voltou a apontar falhas em três itens principais no novo parecer sobre as contas do comitê financeiro: problemas de conciliação bancária; doações de órgãos ou entidades vedadas pela lei; recursos de origem não identificada.
Conforme apurou a Folha Online, o segundo parecer sobre as contas do candidato petista aponta problemas também a respeito de doadores vedados pela lei; na comprovação de despesas de campanha, bem como questionamento sobre a quitação de R$ 10,3 milhões em dívidas pelo instituto da "novação" (troca do credor).
A prestação de contas do comitê do PT e de Lula foram desaprovadas por técnicos do TSE na semana passada. Na ocasião, o TSE deu um prazo de 72 horas para a equipe de coordenação de campanha do PT explicar o que os técnicos consideravam como irregularidades, como as doações feitas por empresas concessionárias de serviços públicos. Os advogados do partido retificaram as contas de campanha de Lula. Leia mais