Levantamento feito este mês pelo Tribunal Superior Eleitoral mostra que 76, dos 5.564 municípios brasileiros, poderão, até o momento, ter segundo turno nas eleições deste ano.
Isso porque para que a eleição seja levada ao segundo turno, além do resultado dos candidatos, os municípios precisam ter um número mínimo de 200 mil eleitores.
De outubro do ano passado (quando foi feito o último levantamento) para cá, dois municípios conseguiram alcançar esta condição. São eles Uberaba (MG), que agora tem 200.088 eleitores e Guarujá (SP) tem 200.027.
Outros municípios poderão entrar na lista até 7 de maio, quando termina o alistamento eleitoral. Dentre as capitais, apenas Rio Branco (Acre), Boa Vista (Roraima) e Palmas (Tocantins) ainda não atingiram o mínimo de eleitores necessário para se levar as eleições a um segundo turno.
Boa Vista, no entanto, é o município que está mais próximo de entrar na lista. A cidade tem 194.839 eleitores, ou seja, falta pouco mais de 5 mil eleitores para que seja possível realizar um segundo turno nas eleições para a prefeitura. (Soraia Costa)
Leia também