A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF-1ª Região) concedeu hoje habeas corpus a sete suspeitos de participar do esquema de compra superfaturada de ambulâncias com recursos do Orçamento, desbaratado mês passado pela Polícia Federal. Os beneficiados, entre eles o ex-deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), o bispo Rodrigues, responderão ao processo em liberdade.
Após analisar detalhadamente os autos, o desembargador federal Cândido Ribeiro, relator do caso, disse que as prisões preventivas não se sustentavam. Os outros dois desembargadores da 3ª Turma seguiram o mesmo entendimento de Cândido. As pessoas libertadas assinaram termo de comparecimento a todos os atos do processo.
Essa é a segunda vez que o TRF 1ª Região determina a liberdade dos investigados pela PF. A decisão de libertá-los anteriormente, no dia 23 de maio, foi revertida menos de 24 horas depois pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie.
As prisões foram decretadas pela 2ª Vara Federal do Mato Grosso em decorrência da operação da PF. O Ministério Público Federal do Estado denunciou na semana passada a participação de 81 pessoas de participar da máfia dos sanguessugas.
Leia também
A pedido do MP em Mato Grosso, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar a participação de 15 parlamentares. O Supremo aceitou a representação.