Cinco dos seis desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro votaram nesta noite pela cassação do mandato do deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ).
A corte fluminense também determinou a inelegibilidade por três anos do casal de ex-governadores Rosinha Matheus e Anthony Garotinho e do ex-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Henrique Alberto dos Santos Ribeiro.
No entanto, o desembargador Rudi Loewenkron pediu vistas do processo. Por isso, o resultado do julgamento será anunciado na próxima quinta-feira (12).
De acordo com o TRE, o juiz Marcio Mendes Costa, o relator do processo, considerou que durante uma reunião política na fazenda do médico José Carlos Araújo, em Sapucaia, no dia 12 de setembro de 2006, Anthony Garotinho prometeu asfaltar ruas do município em troca de apoio a Pudim, então candidato à Câmara.
Após a decisão desta noite, Garotinho afirmou que "as obras realizadas para o povo de Sapucaia não tiveram interesses eleitorais". Ao portal G1, Henrique Ribeiro negou que tenha participado da reunião em Sapucaia. (Rodolfo Torres)
Leia também