Renata Camargo
Por quatro votos a três, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) liberou neste sábado (2) a candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal. Weslian substituiu o ex-candidato Joaquim Roriz, que renunciou à candidatura por ter tido o registro de candidatura indeferido por causa da Lei da Ficha Limpa. A candidatura de Weslian, mulher de Joaquim Roriz, havido sido questionado pelo Ministério Público Eleitoral.
A liberação da candidatura de Weslian foi decidida pelo presidente do TRE, desembargador João Mariosi. Diante de um empate, Mariosi se posicionou pela admissão do registro da candidata rorizista. O presidente entendeu que Roriz tinha o direito de renunciar e lançar a mulher em seu lugar. Em seu voto, Mariosi afirmou que a eleição deve ser definida pelo voto do povo. “A eleição se faz dessa maneira na livre escolha de seus representantes”, disse.
O resultado do julgamento foi contrário ao parecer do relator, desembargador Luciano Vasconcelos, que se posicionou contra o registro de candidatura de Weslian. Vasconcelos acompanhou os argumentos do procurador regional eleitoral, Renato Brill, que entendeu que a substituição da candidatura de Roriz deveria ter sido feita até dez dias depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu a candidatura de Roriz pela Lei da Ficha Limpa. A decisão do TSE foi dada em 10 de agosto.
“Devem ser analisados os motivos determinantes da renúncia. Motivação de continuar no processo eleitoral através da mulher dele, pergunto: é legítimo? Essa renúncia atende a finalidade constitucional do princípio da moralidade?”, questionou Renato Brill durante o julgamento.
“Se a vida política está conturbada no Distrito Federal, é justamente pelos partidos políticos e seus candidatos, pelas conduções anti-éticas e imorais, não pelas instituições”, acrescentou Brill. Mesmo sem entrar com um novo recurso, o procurador questionou a legitimidade da decisão. “Que legitimidade é essa que a Justiça Eleitoral chancela a uma candidata laranja?”, disse.
O show de Weslian no debate eleitoral
Veja ainda:
Candidatos que merecem sinal amarelo
Ajude a limpar a política