Em sessão marcada para esta terça-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal deve julgar pedido de impugnação da candidatura de José Roberto Arruda (PR) formulado pelo Ministério Público. Ele quer voltar ao cargo de governador do DF.
Arruda foi condenado por improbidade administrativa no caso conhecido como “mensalão do DEM” – a condenação foi confirmada recentemente pelo Tribunal de Justiça local.
A defesa alega que Arruda não pode ser enquadrado pela lei da Ficha Limpa e, consequentemente, ser considerado inelegível porque o julgamento em segunda instância ocorreu após o pedido de registro de candidatura junto à Justiça eleitoral.
O TRE também deve julgar pedido de impugnação da candidatura da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), que tenta a reeleição. Ela também foi condenada por improbidade no processo referente ao “mensalão do DEM”. O processo foi um dos desdobramentos da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.
Leia também
O Psol e duas pessoas físicas também contestam a candidatura de Arruda, que vem liderando pesquisas de intenção de voto, e Jaqueline. A sessão está marcada para 18 horas.
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa