O deputado federal Márcio Junqueira (DEM-RR) teve o mandato cassado, na noite de ontem (21), por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Por 3 votos a 2, os juízes da corte eleitoral decidiram que as provas de compras de votos em 2006 eram suficientes para reverter o resultado das urnas.
Segundo o TRE-RR, a decisão será cumprida assim que o acórdão for publicado, o que deve acontecer até o fim da semana. Dessa forma, assumirá o mandato de Junqueira o ex-deputado federal Almir Morais Sá. Cabe recurso da decisão. Em entrevista ao jornal Folha de Roraima, o parlamentar disse que vai recorrer. “Não comprei votos, venci as eleições pelo meu ideal de ver meu Estado crescer”, afirmou. “Venci com a procuração de quase 16 mil pessoas que votaram em mim”.
Junqueira lamentou que os juízes tenham entendido que ele deveria perder o mandato. No mesmo julgamento, o TRE-RR absolveu o deputado estadual Zé Reinaldo (PSDB). “Nunca me envolvi em falcatruas”, disse Junqueira. O Congresso em Foco mostrou que o parlamentar responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por furto qualificado e estelionato (leia aqui). (Mário Coelho)