O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, em mensagem divulgada hoje (25), convoca os mineiros para as eleições deste domingo (26).
Melo dirige a mensagem aos eleitores de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros, cidades que terão segundo turno, e compara o pleito “como ato de amor ao próximo”. Na carta, o desembargador também ressalta o poder do voto.
“Afirmemos o nosso poder no único momento em que somos soberanos. Façamos a nossa parte para cumprir o bonito sonho de que o povo pode ser protagonista de sua História”.
Pronunciamento em rede nacional
Assim como o desembargador, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, também vai abrir um espaço na agenda para se dirigir aos eleitores. O pronunciamento de Britto, em rede nacional de rádio e televisão, está marcado para às 20h30 deste sábado. Na ocasião, o ministro vai convocar todos os eleitores aptos a votarem no segundo turno. Além dos quatro municípios mineiros, outros 26, em todo o país, terão nova disputa amanhã.
Leia também
Do total, 11 são capitais. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP).
Os outros municípios são: Anápolis (GO), Bauru (SP), Campina Grande (PB), Campos dos Goytacazes (RJ), Canoas (RS), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Ponta Grossa (PR), São José do Rio Preto (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES). (Erich Decat)
Leia a íntegra da mensagem do presidente do TRE-MG
Eleitoras e eleitores de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros,
A eleição deve ser considerada como ato de amor ao próximo, como oportunidade de renovação espiritual. Da mesma forma que cuidamos de nossos filhos, com prazer iremos contribuir para a felicidade daqueles que compõem a família ampliada que é a cidade. Afinal, família é ato de servir.
Por acaso algum de nós irá abandonar as pessoas queridas e o que nos pertence para protestar contra as dificuldades?
Convido-os a escolher neste segundo turno de eleição quem melhor nos pareça para administrar a cidade. Afirmemos o nosso poder no único momento em que somos soberanos. Façamos a nossa parte para cumprir o bonito sonho de que o povo pode ser protagonista de sua História. Não sejamos omissos. Ao exemplo de Cristo quando escolheu os seus apóstolos.
Que tenhamos um dia em que a esperança cresça no nosso coração!
Desembargador Almeida Melo
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais