Os cidadãos têm mais uma ferramenta para acompanhar os gastos públicos em suas cidades. No final de maio, a Controladoria-geral da União criou um serviço de envio de mensagens de correio eletrônico (e-mails) sobre o andamento das liberações de dinheiro público nos convênios com os municípios. Para se cadastrar, o usuário tem de acessar o Portal da Transparência, mantido pela CGU.
De acordo com a Agência Brasil, a mala direta já tem 3 mil assinantes. Como é quinzenal, os usuários já receberam duas mensagens. Na página do Portal da Transparência, o cidadão deve fornecer seus dados e indicar quais os municípios dos quais quer receber informações sobre liberações de recursos.
Leia também
As informações enviadas são valor de cada repasse e explicação o programa vinculado. Os dados são obtidos pela CGU do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que registra todos os gastos do governo federal, embora exclua as empresas estatais.
“A partir do momento em que ocorra uma liberação de recursos de um determinado convênio para os municípios indicados no momento do cadastramento, o cidadão vai receber as informações por e-mail”, disse à Agência Brasil a secretária de Prevenção da Corrupção da CGU, Virgínia Cestari. De acordo com ela, a mala direta foi criada devido à demanda dos usuários do Portal da Transparência. “Recebíamos freqüentes pedidos de informações e esclarecimentos. A partir daí, passamos a aprimorar o portal e acabamos por criar esse tipo de consulta eletrônica.”
SERVIÇO
Cadastre-se para receber informações aqui
LEIA TAMBÉM
PSDB enfatizará feitos da “era FHC”
O PSDB vai retomar os feitos da gestão do presidente Fernando Henrique no seu programa de rádio e TV a ser exibido este mês. Segundo a coluna “Painel”, da Folha de S.Paulo, de hoje (17), os tucanos estão amparados numa preocupante pesquisa feita pelo sociólogo Antônio Lavareda.
Questionada pelos entrevistadores do estudo, a população chegou a dizer que foi Lula o criador do Plano Real e do vale-gás, ambos criados por FHC. Por isso, o PSDB vai intensificar as realizações e a herança deixada pelo partido, que governou o Brasil entre 1995 e 2002.
Segundo a Folha de S.Paulo, a propaganda tucana enfatizará que, antes de Fernando Henrique, os salários eram insuficientes. "Não dava até o fim do mês", descreve a coluna “Painel”. Também vai dizer que foi a gestão tucana que permitiu o aumento e a popularização dos telefones celulares e criou o Bolsa Família (antigo Bolsa Escola). Lula só deu novo nome ao programa, dirão os tucanos, ainda de acordo com o jornal.
No final de 1993, o então ministro da Fazenda Fernando Henrique criou a Unidade Real de Valor (URV). O índice, atrelado à cotação do dólar, foi o embrião do real, moeda lançada em julho de 1994, em plena campanha eleitoral. Naquele ano, FHC saiu candidato e venceu Lula no primeiro turno das eleições. Durante o primeiro mandato do tucano, o Congresso aprovou uma emenda constitucional para permitir a reeleição. Em 1998, FHC venceu Lula novamente, mas não conseguiu, em 2002, fazer José Serra seu sucessor. (Eduardo Militão)