O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse, hoje, que o presidente Lula anunciará o novo ministério de uma só vez. Menos de dez, dos 34 ministros devem deixar os cargos que ocupam.
A nova equipe ministerial deverá ser anunciada no início de março. Lula, que já conversou com representantes do PMDB, PDT e PP, tem reunião marcada com PSB e PCdoB na próxima quinta-feira (22). O PT será o último partido a ser ouvido. O encontro deverá acontecer no dia 2 de março.
“Está havendo um conjunto de mobilizações políticas porque o presidente pretende encerrar até o dia 28 esse ciclo de negociação. Essas reuniões com o PSB e com o PCdoB são importantes porque são partidos importantes para a base e com porte de participação no governo”, disse Tarso Genro.
Walfrido: minha saída do PTB é “perfeitamente viável”
O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, afirmou hoje (15) que deseja sair do PTB e manter seu apoio ao governo Lula. Walfrido justificou que sua vontade de deixar a sigla é motivada pela "crise interna vivida". O presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), defende o rompimento com o governo Lula.
Leia também
"O partido não apóia o governo, não explicita o apoio ao presidente. É o ‘to be or not to be’. Eu não posso falar mais nada. Eu tenho desejo de sair dada essa indefinição. Para mim é desconfortável estar no governo tendo apoio da bancada, mas o partido não se explica", disse. "A história de eu estar saindo do partido é perfeitamente viável“. Para onde eu vou, é especulação", ressaltou.
Berzoini afirma que Marta pode ocupar ministério
O Ricardo Berzoini (SP), presidente nacional do PT, afirmou hoje (PT) que o partido pode indicar o nome da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy para ocupar um ministério no governo do presidente Lula.
"É um nome para ser oferecido ao presidente, que vai aprovar ou não", afirmou Berzoini após reunião do conselho político do partido, que ocorreu em Brasília. "No PT não há restrições ao nome da Marta", complementou.
O vice-presidente do partido, Marco Aurélio Garcia, que também participou do encontro, disse que a ex-prefeita é um nome "polivalente" e se encaixaria em vários ministérios.
"Ela é muito conhecida. O simples fato de ter sido prefeita de São Paulo dá uma visibilidade muito grande. Ela tem qualidades e um perfil muito mais amplo para ocupar qualquer pasta", disse Garcia.
No encontro petista, a sigla apresentou uma lista com outros nomes que serão indicados pelo partido ao presidente para ocuparem ministérios. As indicações ainda precisam ser aprovadas pela Executiva Nacional, que se reúne no dia 26, e também inclui o deputado Walter Pinheiro (BA), um dos cotados para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Berzoini negou que o partido irá pleitear o Ministério das Cidades. De acordo com o petista, caberá a Lula decidir onde encaixar os nomes indicados. "Nós vamos indicar os nomes. Onde eles serão aproveitados, o presidente é que irá decidir", afirmou.