O judoca Tiago Camilo conquistou há pouco a terceira medalha de bronze para o Brasil na Olimpíada de Pequim. Ele venceu o holandês Guillaume Elmont, com um ippon por imobilização, na disputa pelo terceiro lugar da categoria até 81 kg.
Tiago, de 26 anos, repetiu o feito de Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, judocas que também conquistaram ontem a medalha de bronze na China (leia mais). O atleta paulista já havia ganhado a medalha de prata nos jogos olímpicos de Sydney, em 2000, quando competiu na categoria até 73 kg.
Campeão mundial, Tiago era um dos favoritos ao ouro, mas perdeu sua terceira luta para o alemão Olé Bischoff. Na repescagem, venceu um americano e um britânico, garantindo a disputa pelo bronze com o holandês.
Com os três pódios conquistados em Pequim, o judô passa a ser o esporte responsável pelo maior número de medalhas para o Brasil. Até agora, são 15, ante as 14 da vela e as 13 do atletismo.
Tiago Camilo entra para o seleto grupo dos judocas brasileiros a conseguirem medalhas em duas olimpíadas. A façanha foi alcançada por apenas outros dois brasileiros: Leandro Guilheiro, que havia conquistado o bronze em Atenas, e o ex-campeão olímpico Aurélio Miguel (ouro em Seul, em 1988, e bronze em Atlanta, em 1996). (Da redação)