Em depoimento a promotores do estado de São Paulo, o secretário de Habitação de Mauá(SP), Altivo Ovando Júnior, informou que o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu sabia do esquema de corrupção na prefeitura de Santo André, na época da administração de Celso Daniel. O ex-petista Ovando Júnior é considerado pelo Ministério Público como uma testemunha que pode reforçar as suspeitas de envolvimento do ex-ministro no esquema de corrupção em Santo André.
No depoimento concedido no dia 9 de fevereiro no inquérito da Promotoria Criminal que investiga irregularidades na administração petista de Mauá (1997-2000), Ovando Júnior declarou que Dirceu tinha conhecimento da arrecadação de propina em Santo André, e que relatava isso em reuniões no gabinete do então prefeito de Mauá, Oswaldo Dias. O secretário de Habitação de Mauá diz que Dirceu "falava abertamente" sobre o assunto, "sem constrangimento algum".
"O então presidente do PT, José Dirceu, também tinha conhecimento da arrecadação de propina em Santo André, como relatava em reuniões no gabinete do prefeito", afirmou Ovando Júnior, referindo-se a Oswaldo Dias (PT), prefeito de Mauá entre 1997 e 2004.
Leia também
O ex-prefeito de Mauá, pré-candidato à Camara pelo PT, declarou que se lembrava de ter recebido Dirceu em Mauá "uma ou duas vezes nesses oito anos", mas nunca em seu gabinete. "Não me lembro do Dirceu no meu gabinete, muito menos tratei uma palavra sequer com o Altivo para essa discussão de fundo de campanha. Nunca tratei disso com ele", insistiu Dias.
O ex-prefeito disse que não tem nada contra Ovando, mas ressalvou que hoje seu ex-secretário trabalha para a oposição: "O Altivo trabalha aqui na administração que é nossa oposição. Mas não tenho nada pessoalmente contra ninguém, nem ele contra mim".