Termina neste sábado (3) o prazo final para quem quer se candidatar nas eleições de 2010. A data é a chamada final para quem precisa regularizar o domicílio eleitoral no Estado em que pretende concorrer e ter a filiação deferida em um partido. O dia marca o início do calendário das eleições de 2010.
Cartórios eleitorais estão funcionando em regime de plantão, em horários fixados pelos juízes de cada município. Hoje também é o último dia para as legendas interessadas na disputa obterem o registro de seus estatutos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Nas eleições de 2010 serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, além de deputados federais, estaduais e distritais. O calendário eleitoral foi aprovado pelo plenário do TSE no dia 1º de julho deste ano. O primeiro turno será no dia 3 de outubro de 2010 e o segundo turno, nos casos em que houver necessidade, no dia 31 do mesmo mês.
Famosos na disputa
No Rio de Janeiro, Romário ingressou no PSB e Edmundo, no PP, segundo informações do partido. O ex-boxeador Acelino Freitas, o Popó, filiou-se ao PRB. Todos os pretendentes poderão disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. No entanto, as confirmãções de candidatura só serão dadas nas convenções dos partidos, no ano que vem.
Leia também