O presidente Michel Temer prometeu, nesta quinta-feira (9), visitar a cidade de Blumenau (SC) para tomar “umas três canecas” de cerveja. A declaração foi dada na cerimônia de sanção da lei que reconhece a cidade catarinense como a capital da cerveja no Brasil. O projeto é de iniciativa do deputado petista Décio Lima (SC), ex-prefeito do município. Durante o ato, o presidente tirou fotos com a rainha e as princesas da tradicional festa de origem alemã.
“Ainda não tive essa alegria de ir à Oktoberfest, mas quero ver se agora, em face do convite feito, eu vou tomar umas três canecas. As canecas até recebi, mas não tomei cerveja”, disse o presidente. Segundo Temer, a bebida alcoólica agrega e congrega as pessoas. “A cerveja, aliás, é um fenômeno de agregação e de congregação. Você nunca vê alguém tomando cerveja sozinho. Você vê alguém no bar em uma mesa com quatro ou cinco pessoas tomando cerveja e conversando animadamente. Esse é o ânimo que preside a cidade de Blumenau”, discursou.
Leia também
O presidente destacou o aspecto agregador e pacífico da Oktoberfest, festa tradicional que reúne cervejeiros e turistas em Blumenau. “É interessante como esse fenômeno do chope e da cerveja é sempre retratado por fotos e quadros como gesto de grande alegria. As pessoas dançam, conversam, sorriem. A Oktoberfest é uma festa de pacificação. Nunca soube que na Oktoberfest houvesse divisões, de um lado uns e de outro lado, outros. Ao contrário: de um lado só, todos”, destacou o presidente.
Autor da proposta, Décio foi o primeiro petista a discursar no Palácio do Planalto desde o afastamento temporário da presidente Dilma, em maio de 2016. O deputado sempre defendeu que o impeachment foi um golpe.