Balanço divulgado pelo Ministério dos Transportes mostra que 80% das obras da chamada Operação Tapa-Buracos, que termina neste domingo, estão concluídos. "De cerca de 26 mil quilômetros de estradas que foram objeto de obras de manutenção, nós, em caráter emergencial, já fizemos 5.723 quilômetros, portanto 85%, e dos trechos com contratos, em relação aos quais houve a precedência das licitações nos fizemos 14.556 quilômetros, no valor de R$ 372 milhões.", afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos.
De acordo com o ministro, todas as obras estão sendo fiscalizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e o Exercito brasileiro. Paulo Sérgio também disse que para a empresa que está executando a obra receber pelo serviço, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) deve fazer uma auditoria atestando que todo o serviço que estava previsto no contrato foi realizado. Além do Distrito Federal, 23 estados foram beneficiados com a operação.
Ontem, o governo lançou o Programa de Sinalização nas Rodovias Federais, que tem como objetivo implementar placas de sinalização, dispositivos de segurança e painéis de mensagem em todas as estradas brasileiras. O programa vai começar a instalar as sinalizações no próximo dia 17.