O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello se pronunciou hoje (2) sobre a greve dos controladores de vôo, iniciada na última sexta-feira. Ele afirmou que a categoria agiu de modo “criminosamente irresponsável” ao paralisar as suas atividades no início da noite do último dia 30.
De acordo com o ministro, os passageiros que entrarem com ações na Justiça terão que ser indenizados pela União que, por sua vez, poderá cobrar, posteriormente, o prejuízo dos controladores.
“Os fatos foram extremamente graves. Os controladores agiram de modo criminosamente irresponsável. Espera-se que o Ministério Público Militar adote providências nesse sentido. Esse comportamento irresponsável dos controladores vai gerar, sim, o dever de a União Federal indenizar todos os passageiros, inclusive por danos materiais e morais”, afirmou.
O ministro também afirmou que os grandes prejudicados com a greve dos controladores são os cidadãos. “Há outras maneiras de reivindicar. O que não tem sentido é praticar atos que geram uma perturbação enorme, que ocasionam danos materiais e morais imensos à multidão dos usuários, que são os consumidores dos serviços de transporte aéreo. No fundo dessa atitude resulta um ônus para o próprio cidadão, que somos nós, mediante pagamento de tributos, dando suporte financeiro ao aparelho de estado”, declarou. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário