O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki confirmou hoje (4) o arquivamento do inquérito que investigava o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. A decisão foi tomada após Teori ouvir novamente a opinião do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. As informações são do jornal O Globo.
Janot defendeu o arquivamento do caso por falta de indícios que justifiquem a continuidade das investigações. Em agosto do ano passado, a defesa de Anastasia já havia pedido o trancamento do inquérito, ao argumentar que o depoimento do ex-policial conhecido como Careca não se sustentava. Careca entregava dinheiro a políticos por ordem do doleiro Alberto Yousseff, e declarou que em 2010 entregou R$ 1 milhão a uma pessoa parecida com Anastasia. Porém, Yousseff negou que tenha pedido ao ex-policial para entregar qualquer quantia ao tucano.
Em outubro de 2015 o STF já havia encerrado o caso a pedido do procurador – a primeira solicitação do gênero feita por Janot em relação aos casos da Lava Jato – porém, a Polícia Federal encaminhou uma recomendação para que o inquérito fosse reaberto por mais 60 dias. No documento, a PF disse ter recebido novas informações que não eram do conhecimento do procurador quando este fez o pedido pelo arquivamento.
Leia também