O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, disse hoje (21) em São Paulo que recebeu orientação expressa do presidente Lula para manter o diálogo mais aberto possível com os deputados federais e senadores da oposição. Walfrido assumira o cargo de ministro das Relações Institucionais na próxima sexta (23).
"O respeito aos parlamentares, às suas emendas, ao cronograma deles e não apenas ao nosso cronograma é outro fator fundamental que o presidente Lula me recomendou", disse o ministro.
Walfrido falou de suas expectativas em relação à agenda do Congresso, sobretudo quanto à aprovação de medidas provisórias que fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
O futuro ministro das Relações Institucionais afirmou acreditar que ainda não é possível dizer que ficou mais fácil destravar a pauta, depois que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou requerimento do PT contrário à instalação da CPI do Apagão Aéreo.
Leia também
"Não acho que fica mais fácil, não. Vamos trabalhar para ter a melhor relação com o Congresso. Na república e na democracia, ai de nós se não tivesse oposição", disse. O ministro também prevê que hoje (21) ou amanhã (22) o Plenário da Câmara vai apreciar a decisão favorável ao governo na CCJ.
"O Plenário terá uma votação política. A orientação que o presidente Lula tem nos dado em qualquer circunstância, por mais simples, por mais complexo que seja o projeto, é que nós estejamos dentro do Congresso Nacional, atendendo a todos os convites, negociando, explicando, dando satisfação a todos os deputados e senadores, não interessa se são da oposição ou do governo", afirmou. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário