A disputa para o governo de São Paulo continua com a perspectiva de que não tenha um segundo turno. De acordo com pesquisa Ibope, divulgada ontem (14) pela Rede Globo, o candidato Aloizio Mercadante (PT) subiu 5 pontos percentuais e alcançou 23% das intenções de voto. Entretanto, isso ainda o deixa 24 pontos atrás do primeiro colocado, o tucano José Serra, que cresceu 1 ponto e chegou aos 47%.
Quanto ao terceiro colocado na disputa, Orestes Quércia (PMDB), o peemedebista também obteve 1 ponto a mais, alcançando 9% na preferência do eleitorado.
Segundo o levantamento, o crescimento de Serra ocorreu principalmente entre os eleitores com ensino médio (de 46% para 51%) e com nível superior (de 54% para 58%). Já o petista, subiu de 15% para 24% entre os que têm nível superior, de 16% para 22% entre os que têm até a 4ª série e de 17% para 23% entre os que têm entre a 5ª e a 8ª séries.
O Ibope entrevistou 1.806 eleitores em 87 municípios paulistas entre os dias 11 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo turno
Na simulação de um provável segundo turno, o tucano venceria Mercadante por 57% contra 28% dos votos. Numa disputa contra Quércia, Serra também venceria por 61% a 20% na preferência do eleitorado.
Leia também
Presidente
Quanto à disputa para presidente da República, Geraldo Alckmin (PSDB) mantém a maior preferência entre o eleitorado paulista, apesar de ter descido dois pontos em relação à última pesquisa Ibope. Ele caiu de 42% para 40% das intenções de voto. Enquanto isso, o principal adversário do tucano, o presidente Lula (PT), subiu de 34% para 36%.
Senado
Até o momento, de acordo com a pesquisa, a vitória na disputa para o senado deverá ser do petista Eduardo Suplicy (PT), que passou de 41% para 45% das intenções de voto. Depois vem Guilherme Afif (PFL) com 12%, dois pontos a mais do que no último levantamento.
Deixe um comentário