O compadre do presidente Lula preso na Operação Xeque-mate, Dario Morelli Filho, é sócio de uma casa de videobingo, segundo a Policia Federal. De acordo com os documentos do inquérito, Morelli atua em sociedade com o ex-deputado estadual Nilton Servo, considerado pelos policiais como líder de quadrilha que explora jogos ilegais – informa o portal Estadão.
Ainda segundo o portal, Servo e Morelli “são os proprietários de fato” da Deck Vídeo Bingo, em Ilhabela, no litoral de São Paulo. “A empresa está registrada em nome de Renato Costacurta Prata ME. Segundo a Polícia Federal, Renato Prata ‘não passa de um laranja’, que responderá por crime de falsidade ideológica”, continua a reportagem do Estadão.
Leia também
A Operação Xeque-mate foi deflagrada na última segunda-feira (4) para investigar uma máfia dos jogos de azar. Entre as diligências feitas, os policiais fizeram busca e apreensão na casa de Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Lula. Ele foi indiciado por tráfico de influência e exploração de prestígio. (Eduardo Militão)
LEIA TAMBÉM
Justiça manda soltar 13 presos da Xeque-Mate
A Justiça Federal mandou soltar 13 presos da Operação Xeque-mate, na qual a Polícia Federal investiga uma máfia de jogos de azar. Eles foram soltos entre a noite de ontem e a madrugada de hoje (9), segundo o portal Estadão.
Ao todo, foram detidas 80 pessoas. Ontem, a Justiça decretou a prisão temporária de 67 (leia). Segundo o Estadão, ainda estão detidos Dario Morelli Filho, compadre do presidente Lula, e o empresário e ex-deputado Nilton Cézar Servo, considerado pela PF como o líder do grupo.
A Operação Xeque-mate foi deflagrada na última segunda-feira (4). Naquele dia, os policiais entraram na casa do irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, onde fizeram busca e apreensão de documentos. Ele foi indiciado por tráfico de influência e exploração de prestígio.
Ontem (8), Lula disse que não aceita pressões sobre a PF no combate à corrupção. Mas admitiu que “dói” fazer esse trabalho (leia). Hoje, foram divulgados grampos que mostram Vavá fazendo lobby usando o nome do irmão (leia). Por meio de assessores, o presidente disse que não comentará os grampos (leia). (Eduardo Militão)
Justiça prorroga prisão de presos na Xeque-Mate
A Justiça prorrogou a prisão de 67 pessoas detidas na Operação Xeque-mate ontem (8). Segundo, a rádio CBN, eles ficarão detidos por mais cinco dias. Entre os presos, está o compadre do presidente Lula, Dario Morelli Filho, e o ex-deputado estadual Nilton Servo, acusado pela Polícia Federal de liderar uma quadrilha de jogos de azar. de che. A Polícia Federal ainda procura 5 pessoas que estão foragidas.