Uma semana após o início da ocupação do prédio da reitoria, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, anunciou hoje (10) que se afastará do cargo por 60 dias. Apesar de comemorarem o afastamento, os estudantes ainda não decidiram se a manifestação continuará.
“Esta decisão foi tomada com o objetivo de assegurar os princípios constitucionais da eficiência, publicidade, moralidade, impessoalidade, legalidade e transparência na apuração dos fatos a mim imputados”, disse o reitor, em comunicado publicado na página da universidade na internet.
Na última terça-feira (8), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público no Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entraram com uma ação de improbidade administrativa contra o reitor da UnB e o decano de administração, Erico Paulo Weidle.
Os dois são acusados de utilizar dinheiro destinado ao financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento institucional da universidade para decorar o apartamento funcional ocupado pelo reitor. Segundo o MPDFT, R$ 470 mil foram utilizados na compra de móveis e utensílios domésticos.
Leia também
Timothy alega que não participou da decisão e que o apartamento tinha objetivo de “receber autoridades” para “atividades de representação”. Ontem (9), em assembléia, os estudantes decidiram que fariam nova reunião para definir se a ocupação continuaria ou não caso o reitor se afastasse do cargo. (Edson Sardinha)
Veja a íntegra da nota divulgada pelo reitor:
“Na data de hoje, venho a público comunicar que decidi me afastar, pelo período de 60 dias, do cargo de Reitor da Universidade de Brasília.
Esta decisão foi tomada com o objetivo de assegurar os princípios constitucionais da eficiência, publicidade, moralidade, impessoalidade, legalidade e transparência na apuração dos fatos a mim imputados.
Assim, de acordo com a lei, neste período de afastamento assumirá o exercício do cargo de Reitor, o Vice-Reitor da Universidade de Brasília.
Brasília, 10 de abril de 2008
Timothy Martin Mulholland
Reitor da UnB”
Deixe um comentário