O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) enviou hoje carta ao diretor de Fiscalização do BC, Paulo Cavalheiro, pedindo que o banco se defenda das denúncias do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira publicadas pelo jornal O Globo no último domingo.
Segundo Silvinho, como era conhecido, o plano do empresário Marcos Valério de Souza com o PT era arrecadar R$ 1 bilhão, em quatro áreas, todas com pendências na atuação do governo: Banco Econômico, Banco Mercantil de Pernambuco e Opportunity, além de operações de passivos na área da agropecuária. As operações não teriam dado certo e por isso, Valério teria passado a cobrar as faturas. Os lucros, de acordo com ele, seriam distribuídos para o próprio partido e para aliados.
Na avaliação do sindicato, as acusações comprometem a imagem não só do Banco Central como a de todos os seus funcionários. Na carta, o Sinal pede ainda a abertura de sindicância para apurar o envolvimento de funcionários do banco no esquema relatado pelo ex-secretário do PT.