O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) afirmou há pouco aos jornalistas que a sessão secreta do Senado que analisa o parecer do Conselho de Ética, favorável à cassação do mandato de Renan Calheiros (PMDB-AL), parece uma “confraria do século XVIII”.
Chico Alencar faz parte de um grupo de deputados que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para assistir à sessão fechada dos senadores.
De acordo com o parlamentar fluminense, os discursos dos senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Ideli Salvatti (PT-SC) e Sibá Machado (PT-AC) são pró-Renan. Segundo o deputado do Psol, até mesmo o discurso do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), é um discurso constrangido.
Chico Alencar sustenta que o tucano afirmou ser difícil votar contra Renan, ao mesmo tempo em que também afirmou ser difícil votar a seu favor. Até agora, segundo o deputado, o único discurso incisivo contra o presidente do Senado veio do líder do DEM, José Agripino (RN). No início deste ano, o senador potiguar perdeu a disputa à presidência do Senado para Renan. Ontem, PSDB e DEM fecharam questão a favor do parecer que pede a cassação de Renan Calheiros.
Leia também
Segundo a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o clima entre os senadores é de "extrema serenidade e respeito". Longe dos holofotes e dos microfones, os parlamentares têm evitado exaltações. "Ninguém aplaude", relatou a deputada, logo após deixar o plenário do Senado. (Soraia Costa)