O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) enviou hoje (16) um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), questionando a cobertura da TV Câmara da eleição para presidência da Mesa Diretora. No documento, ele pede "urgentes providências", já que a Secretaria de Comunicação está diretamente subordinada a Chinaglia.
Serraglio afirma que os quatro candidataos à presidência – ele, Ciro Nogueira (PP-PI), Michel Temer (PMDB-SP) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP), foram convidados pela emissora a responder quatro perguntas em quatro minutos em programa gravado. Ele quer que a TV Câmara dê mais espaço para os candidatos.
No documento, Serraglio sugere a Chinaglia que os candidatos, nas duas últimas semanas de campanha, tenham espaços de 10 minutos na programação da TV Câmara. Os parlamentares teriam o "horário político" a cada três dias e ficariam sob as regras da Justiça Eleitoral. Além disso, aconteceriam dois debates na semana anterior à eleição.
Leia também
"Recusei-me a essa submissão pautada para manietar os candidatos [entrevista à TV Câmara]. Nos dois últimos dias, o deputado Aldo e eu ficamos trinta minutos no ar no Canal Rural, e a Record News entrevistou-me durante trinta minutos. Farão isso com os quatro candidatos", reclamou o parlamentar.
Para o parlamentar, se as mudanças acontecerem, a emissora do Legislativo estaria "cumprindo seu mister". Ele aponta que a TV é um instrumento de vivulgação da atividade parlamentar, e que não poderia ser desperdiçada, especialmente durante o recesso dos deputados.
"Os deputados estão em recesso. Os candidatos desejam levar-lhes as propostas. Procuram fazê-lo por correspondência e telefone. Não podem desperdiçar o instrumento que existe exatamente para isso: divulgar o trabalho do parlamentar", afirmou. (Mário Coelho)
Leia a íntegra da nota:
A Sua Excelência o Senhor
Deputado ARLINDO CHINAGLIA
Presidente da Câmara dos Deputados
BRASÍLIA – DF
Senhor Presidente,
Estando a SECOM diretamente subordinada à Presidência, encareço de V. Exa. urgentes providências para o que passo a expor.
Os quatro candidatos à Presidência da Câmara, Ciro Nogueira, Michel Temer, Aldo Rebelo e Osmar Serraglio, estão sendo convidados para gravação na TV Câmara em que, quatro questões são formuladas para que o candidato responda em quatro minutos.
Recusei-me a essa submissão pautada para manietar os candidatos.
Nos dois últimos dias, o deputado Aldo e eu ficamos trinta minutos no ar no Canal Rural, e a Record News entrevistou-me durante trinta minutos. Farão isso com os quatro candidatos.
Soube que as televisões estão programando entrevistas com os candidatos, dada a importância que traduz a escolha de um Chefe de Poder.
Daí vem nossa Televisão e concede a cada candidato exatos quatro minutos para que responda às seguintes quatro questões: 1ª Que projetos deverão ser prioritários se o senhor for o novo presidente da Câmara? 2ª Quais as suas prioridades para a Câmara (administrativamente falando)? 3ªQual deverá ser a sua postura em relação ao Executivo?
4ª Qual deverá ser a sua postura em relação ao Judiciário?
Ora, há dois meses apresentei proposta como candidato reclamando do pouco espaço que os parlamentares dispõem na TV que existe exatamente para divulgar a atividade parlamentar. Mesmo assim, reafirma-se a falta de sensibilidade para com os candidatos, tratando-os como estranhos, a quem se concede a benesse de quatro minutos.
A TV Câmara fica no ar vinte e quatro horas e nos concedem longuíssimos quatro minutos…
Ligue-se a TV Câmara e veja-se o que está sendo transmitido … e nos beneficiam com quatro minutos…
Os deputados estão em recesso. Os candidatos desejam levar-lhes as propostas. Procuram fazê-lo por correspondência e telefone. Não podem desperdiçar o instrumento que existe exatamente para isso: divulgar o trabalho do parlamentar.
A escolha do Presidente, minimamente, deveria ter horário eleitoral nesta reta final. Quando os parlamentares aqui chegarem, em fevereiro, para votar, estarão conhecendo as propostas dos candidatos.
Sugiro que se conceda espaços de dez minutos, nas das últimas semanas, nos mesmos horários e sob as regras da Justiça Eleitoral, a cada três dias, para cada candidato a Presidente, assim como que sejam realizados dois debates na última semana.
Assim, a TV Câmara estará cumprindo seu mister.
Atenciosamente,
Deputado OSMAR SERRAGLIO
Primeiro-Secretário