O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), lê, neste momento, o relatório final da comissão. O documento, que tem 1.102 páginas, só será votado na próxima terça-feira (4), às 12h, tão logo se esgote o prazo da vista coletiva concedida aos parlamentares.
Além de sugerir o indiciamento de autoridades públicas, o relatório propõe alterações na legislação eleitoral e em regras de campanha, como forma de combater desvios, práticas de corrupção e diversos ilícitos que prejudicam a administração pública e contribuem para o descrédito do Congresso Nacional, conforme avaliação do relator. O documento também defende o fortalecimento do Estado democrático no Brasil.
"A democracia política exige transparência. Quando tomamos conhecimento de fatos de interesse público, devemos transmitir essas informações à sociedade, não admitindo o desconhecimento dos fatos por parte das autoridades públicas", afirma o relator, no documento. Para Serraglio, é inaceitável que alguns "lavem as mãos diante da realidade brasileira".
Leia também
O relatório cita Jesus Cristo em sua capa: "Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não venha a ser revelado e nada há de ser escondido que não venha a ser conhecido".