Nas eleições deste ano para governador de São Paulo, o candidato tucano José Serra terá 33% a mais de tempo no horário eleitoral gratuito de TV do que cada um dos adversários mais próximos. De acordo com matéria do jornal O Estado de São Paulo, Serra vai dispor de 5 minutos e 35 segundos diários contra 3 minutos e 51 segundos de Aloizio Mercadante (PT) e 3 minutos e 37 segundos de Orestes Quércia (PMDB). A divisão do tempo foi divulgada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.
Depois desses três, o único candidato com mais de um minuto de tempo no horário eleitoral é Miguel Guide (PSB), com um minuto e quatro segundos. Os 13 candidatos restantes somam seis minutos e 55 segundos.
O tempo dos candidatos no horário eleitoral é definido pela Justiça Eleitoral com base no tamanho da bancada federal de cada coalizão, mais uma fração dividida por igual entre todos.
Crescimento da vantagem com horário eleitoral
O candidato do PT, senador Aloizio Mercadante, disse na quinta-feira que a campanha deve começar a crescer com o início do horário eleitoral gratuito de televisão. "À medida que a campanha for avançando, e com os militantes nas ruas, vamos reverter a situação".
Leia também
Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira, Serra está com 48% das intenções de voto contra 15% de Mercadante e 11% de Quércia.
No início de julho, Orestes Quércia disse que o terceiro maior tempo de propaganda em rádio e TV em São Paulo poderia "preparar um bom programa e mudar as coisas que são mostradas nas pesquisas".
O horário gratuito eleitoral começa no dia 15 de agosto e vai até 28 de setembro, tendo dois horários diários fixos de 50 minutos. Um às 13 horas e outro a partir de 20h30.