O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pedirá ajuda ao governo federal para a segurança em São Paulo. O ‘decálogo para a segurança’ criado pelo governador tucano prevê o aumento do efetivo da Polícia Federal no estado, cooperação das forças armadas na área de inteligência e agilidade nas liberações de repasses do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança.
Serra considera essencial fortalecer o combate ao que ele considera raiz e essência do crime organizado: o tráfico de armas e drogas e o contrabando.
O ‘decálogo’, a que o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, realça três conceitos-chave no planejamento da segurança pública de São Paulo: o primeiro é prevenção; o segundo é inteligência; e o terceiro é integração. Os três serão transmitidos a todos os setores da segurança pública.
Na semana passada, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), encaminhou um pedido oficial ao presidente Lula solicitando a ajuda da Força Nacional de Segurança, com o objetivo de coibir a violência no estado.