Preterido da disputa presidencial, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), venceria, hoje, a disputa ao governo paulista contra todos os adversários no primeiro turno, com ampla margem de votos, segundo pesquisa do Datafolha realizada na quinta e sexta-feira passada.
No cenário em que o candidato do PT é o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, Serra teria 58% das intenções de voto, contra 12% do petista, e 11% do ex-governador Orestes Quércia (PMDB).
Quando o nome do PT é a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, o atual prefeito paulistano alcançaria 50% dos votos. Marta teria 14% – um ponto percentual a menos que o peemedebista Orestes Quércia, com 15%.
Sem Serra, dá Quércia
Nas duas simulações em que o prefeito José Serra não entra na disputa ao Palácio dos Bandeirantes, os tucanos estariam em situação amplamente desfavorável. O ex-presidente do partido José Aníbal e o ex-ministro da Educação Paulo Renato não alcançariam sequer 10% das intenções de voto.
Nesses cenários, Quércia apareceria na liderança. Contra Mercadante, o candidato do PMDB teria 27% das intenções de voto, contra 21% do petista. Contra Marta, ele se sairia ainda melhor: 28% contra 20% da ex-prefeita da capital do Estado. Num eventual segundo turno com os petistas, o ex-governador bateria os dois com ampla margem por votos.
Leia também
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.
Marta, a rejeitada
Quando o instituto perguntou aos entrevistados em quem não votaria de jeito nenhum, Marta é a candidata mais citada, com 41%. Mercadante tem 20% de rejeição, menos que a metade da ex-prefeita. Quércia é o segundo mais rejeitado, com 28%. Serra, que tem taxa semelhante à dos outros candidatos tucanos, alcançou apenas 15% de rejeição do eleitorado.
Apesar dos altos índices de intenção de voto e da baixa rejeição, Serra, amplo favorito segundo o levantamento, assumiu um compromisso público de não deixar a prefeitura de São Paulo para disputar qualquer outro cargo eletivo antes do final do seu mandato.
O Datafolha ouviu 1.706 pessoas em 45 cidades.
Intenção de voto para o governo de São Paulo/Datafolha
Cenários com Serra:
1) Quando o candidato do PT é Aloizio Mercadante:
Serra (PSDB) – 58%
Mercadante (PT) – 12%
Quércia (PMDB) – 11%
Apolinário (PDT) – 5%
Afif Domingos (PFL) – 2%
Cunha Lima (PSDC) – 1%
Branco/nulo – 7%
Indecisos – 4%
– Vitória de Serra no 1º turno com 65% dos votos válidos
2) Quando o candidato do PT é Marta Suplicy:
Serra (PSDB) – 50%
Quércia (PMDB) – 15%
Marta Suplicy (PT) – 14%
Carlos Apolinário (PDT) – 6%
Afif Domingos (PFL) – 2%
Cunha Lima (PSDC) – 2%
Branco/nulo – 8%
Indecisos – 4%
– Vitória de Serra no 1º turno com 57% dos votos válidos