A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou hoje um requerimento para que seja realizado um encontro dos parlamentares com o embaixador da Colômbia no Brasil, Tony Jozame Amar. A data ainda não está definida.
Segundo a assessoria do presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), Amar procurou o parlamentar piauiense para discutir a crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela.
Ontem, Colômbia e Equador chegaram a um acordo na Organização dos Estados Americanos (OEA), organismo internacional que deve mediar o confronto. Por unanimidade, o conselho da OEA aprovou uma resolução declarando que a Colômbia violou a soberania do Equador, na operação militar que resultou na morte do número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs), Rául Reyes.
O guerrilheiro foi morto no último sábado (1°) em território equatoriano pelo Exército colombiano. De acordo com a resolução, "o fato ocorrido constitui uma violação da soberania e da integridade territorial do Equador e dos princípios do direito internacional". (leia mais)
Leia também
Chanceler brasileiro
A Comissão de Relações Exteriores do Senado deve ouvir na próxima quarta-feira (12) o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim. O chanceler classificou, nessa segunda-feira (3), a crise diplomática envolvendo os três países sul-americanos como “grave”. (leia mais) (Rodolfo Torres)