Durante audiência pública conjunta das Comissões de Serviço de Infra-Estrutura (CI) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado para analisar a crise área brasileira, os senadores fizeram vários questionamentos sobre o acidente com o avião da Gol ao brigadeiro Eduardo Cardoso, responsável pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
Um dos parlamentares chegou a perguntar ao comandante da Aeronáutica as razões que levaram os controladores de vôo a não mandar o avião da Gol desviar de rota. Outro ponto levantado foi como o sistema aéreo pode ter falhado mesmo tendo recebido grandes investimentos nos últimos anos.
Sobre o assunto, o brigadeiro respondeu todas as perguntas da mesma forma. "Todas essas dúvidas serão respondidas na conclusão das investigações sobre o acidente", afirmou.
Crise
O comandante da Aeronáutica disse aos senadores que a crise nos aeroportos estará controlada até o final do ano. Segundo ele, os passageiros não terão problemas nos feriados do Natal e de Ano Novo e nas viagens de férias.
O ministro da Defesa, Waldir Pires, que também participa da audiência, observou que "todo o esforço e empenho do governo" é para que a situação esteja normalizada em dezembro.
Leia também
Atrasos
De acordo com balanço divulgado hoje (21) pela Infraero, dos 755 vôos programados para a manhã desta terça-feira no país, 255 –o que corresponde a 33,8%– sofreram atrasos de mais de 15 minutos.