Os senadores aprovaram hoje a indicação de Murilo Rego Corrêa Barbosa e Décio Mauro Rodrigues da Cunha para compor a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ambos foram sabatinados por senadores nesta quarta-feira, durante reunião da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura. Agora, os nomes serão encaminhados ao Plenário do Senado, que tende a sempre confirmar os nomes indicados.
Os dois entrevistados defenderam, perante os parlamentares, a recomposição da frota mercante. Atual consultor da Antaq, Décio Mauro recordou que mais de 90% do comércio internacional do país é realizado por via marítima e que a atual frota brasileira, além de reduzida, tem idade média superior a 20 anos.
Vice-almirante transferido para a reserva após 42 anos de serviço na Marinha, Murilo Barbosa defende a realização de estudos para identificar o "tamanho ideal" da frota própria nacional. Para o vice-almirante, a implantação de escritórios regionais da Antaq também deve estar entre as prioridades da agência. A seu ver, é bastante "onerosa e difícil" a tarefa de fiscalização de 35 portos e de mais de 150 empresas de navegação a partir da sede do órgão, em Brasília.
Leia também
Décio Mauro aposta, ainda, na ampliação da navegação interior após a conclusão das obras das eclusas (diques construídos em desníveis de rios) de Lajeado (TO) e de Tucuruí (PA).
A indicação de Murilo Barbosa, relatada pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) recebeu 16 votos favoráveis e um contrário na comissão. Por sua vez, Décio Mauro, cuja indicação teve como relator o senador Gerson Camata (PMDB-ES), contou com 15 votos favoráveis e dois contrários.