O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), em discurso agora há pouco no plenário do Senado, criticou as pesquisas eleitorais, em especial a do mais famoso instituto de pesquisa brasileiro para o Senado em seu estado.
"O nosso glorioso Ibope me colocou dezessete pontos atrás, e eu fiquei seis pontos atrás", disse o senador numa referência à diferença percentual entre ele e a senadora eleita Kátia Abreu (PFL).
O senador também lamentou a falta de debates entre senadores. "Lamento que a (Rede) Globo não tenha feito debate entre os senadores".
Tom de despedida
Visivelmente emocionado, Eduardo Siqueira Campos também falou da morte do candidato a deputado estadual por Tocantins Beto Fonseca. Após um acidente com um trio elétrico que virou, Beto Fonseca passou vários dias em coma e morreu hoje.
O senador declarou que sentia muito "ter visto ele (Beto Fonseca) partir sem nada poder fazer ".
Mais críticas
O senador Almeida Lima (PMDB-SE) também criticou os institutos de pesquisa em relação à diferença entre os resultados das urnas e o que apontavam os levantamento de intenção de votos. De acordo com o senador sergipano, "os institutos desses país, embora técnica e cientificamente tenham condições de divulgação, não têm condições do ponto de vista moral".
"Temos pleitos viciados, a opinião é induzida pelo resultado", disparou o senador. Almeida Lima concluiu o seu discurso afirmando que os institutos de pesquisa "prestam um desserviço ao nosso país e à democracia". (Rodolfo Torres)
Leia também