Thomaz Pires
O plenário do Senado rejeitou na tarde desta quarta-feira (16) a indicação de Paulo Rodrigues Vieira, feita pelo presidente Lula, para ocupar a diretoria da Agência Nacional das Águas (ANA). Rodrigues já contava com a aprovação da Comissão de Meio Ambiente do Senado. Entretanto, não passou na sabatina do plenário.
Houve empate na primeira contagem dos votos. Foram 23 favoráveis e 23 contrários. O desempate cabia ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que preferiu convocar uma nova rodada de votação. Na contagem final, foram registrados 25 votos favoráveis, 26 contrários e uma abstenção.
Na avaliação dos senadores que votaram a favor da indicação, a rejeição não ocorreu pelo fato de o candidato ser um mau profissional, mas por uma campanha contrária à indicação. A ideia foi reforçada pelo senador Jarbas Vasconcelos.
O nome enviado pelo presidente foi apadrinhado pelo PR e PMDB, contrariando indicação feita anteriormente pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que tinha escolhido para a vaga Gisela Forattini, uma técnica dos quadros da agência. Agora, o governo terá que fazer outra indicação.
Deixe um comentário