Edson Sardinha
O Senado voltou atrás e vai incluir imagens do impeachment do ex-presidente Fernando Collor na exposição sobre os principais fatos do Legislativo desde 1822 no chamado ?túnel do tempo?, corredor que liga o plenário aos gabinetes e às comissões. A inclusão foi determinada hoje pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), após a repercussão no noticiário da omissão do fato histórico.
Em vídeo divulgado no Blog do Senado, Sarney se eximiu de responsabilidade pelo teor da exposição. Segundo ele, o Senado não tem nada a esconder.
?Li hoje todo o noticiário nos jornais a respeito da exposição feita pelo Senado no ‘túnel do tempo’. Eu não fui curador nem autor dessa exposição, mas, para evitar interpretações equivocadas, acabo de determinar à seção competente do Senado, a sua administração, que faça constar da devida exposição o impeachment do presidente Collor, uma vez que nós não temos nada para esconder nesta Casa?, afirmou.
A concepção da galeria do túnel do tempo é desenvolvida pela Subsecretaria de Projetos Especiais (Supres) do Senado, por meio do setor de criação e marketing. Já a pesquisa de texto ficou a cargo do historiador Pedro Costa. Ontem Sarney classificou o impeachment como ?um acidente que não deveria ter acontecido?.
Novo ?túnel do tempo? omite impeachment de Collor
A nova instalação no corredor que separa o plenário dos gabinetes e comissões deixou de fazer menção à queda de Collor em dezembro de 1992, quando o próprio Senado ratificou a decisão da Câmara e determinou a cassação do mandato presidencial ? a primeira da história do país. Collor é hoje senador pelo PTB de Alagoas. Os painéis instalados anteriormente faziam menção à queda do ex-presidente.
Segundo a Subsecretaria de Projetos Especiais, a omissão do impeachment evidencia a orientação de destacar os feitos legislativos do Senado. ?A opção dos historiadores foi destacar os fatos marcantes da atividade legislativa?, alegou a Supres, acrescentando que apenas ?a discussão e a aprovação das leis? foram enfocadas na galeria.
Galeria destaca ‘atividade legislativa’, diz Senado
Deixe um comentário