Por 41 votos a 34, e um nulo, o ex-senador José Jorge Vasconcelos (ex-PFL) foi escolhido pelo Senado para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ex-secretário de Habitação e deputado federal por Pernambuco, José Jorge foi o nome do então PFL para vice-presidente na chapa do tucano Geraldo Alckmin (SP), derrotado por Lula na disputa à Presidência da República, em 2006.
Ex-ministro de Minas e Energia no segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso, José Jorge deixa a presidência da Companhia Energética de Brasília (CEB) para ocupar a vaga, por aposentadoria compulsória, do também ex-senador Guilherme Palmeira (ex-PFL).
Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que concorreu à vaga do TCU com José Jorge, obteve o apoio quase irrestrito do partido – alguns “dissidentes” peemedebistas votaram com a bancada oposicionista liderada por PSDB e DEM. Após o anúncio do resultado, o senador tocantinense pediu a palavra e, em breve discurso, agradeceu pelos votos recebidos e parabenizou o oponente, no que aplaudido pelos pares.
A aprovação do nome do ex-senador segue para a apreciação da Câmara, onde deve ser endossada pelos deputados, como rege a prática legislativa – como não é uma matéria legiferante (que executa mudanças na legislação), a indicação de autoridades aprovada no Senado é apenas confirmada na Câmara, segundo exigências formais. (Fábio Góis)
Leia também
Deixe um comentário