De forma protocolar, o Senado encerrará hoje (24) suas atividades este ano após a realização de uma sessão não deliberativa. Na prática, os senadores já estão de recesso desde o final da semana passada, assim como os deputados.
O Congresso só retomará os trabalhos em 6 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, quando será realizada a primeira sessão do ano. As votações, no entanto, estão previstas somente para a semana seguinte.
Mesmo prevendo que não haverá quórum, por causa da proximidade do Natal, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), convocou sessão para esta segunda-feira. A Constituição determina que o Congresso Nacional reúna-se anualmente no período de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro e estabelece que, caso o último dia caia num fim de semana, a sessão final seja realizada no dia útil seguinte. Por causa disso, os trabalhos serão encerrados oficialmente apenas hoje.
Na sessão não deliberativa da última sexta-feira (21), apenas cinco senadores e cinco deputados subiram à tribuna para discursar (leia mais). (Edson Sardinha)
Leia também