O Senado aprovou um requerimento que convida a ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt, resgatada ontem pelo Exército de seu país, para que ela relate aos parlamentares brasileiros os seis anos que ficou refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs).
De autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o documento também solicita que a candidata à presidência da Colômbia em 2002 fale “sobre os objetivos que tem expressado para promover a pacificação e a democratização” em seu país.
Ontem, os senadores comemoraram o anúncio da libertação de Ingrid Betancourt. “O fato é que a guerrilha está sendo dizimada… O fato é que o Exército regular colombiano está em condições de, dentro de pouco tempo, controlar todo o território do seu país”, afirmou o líder do PSDB no Senado , Arthur Virgílio (AM). (Rodolfo Torres)
Confira a íntegra do requerimento
Leia também
Requeiro, nos termos regimentais, seja convidada e ex-senadora Ingrid Betancourt, da Colômbia, que foi libertada, hoje, após ter sido seqüestrada e mantida em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farcs, desde 2002, para comparecer em sessão do Senado Federal, com o objetivo de relatar o seu longo cativeiro e também sobre os objetivos que têm expressado para promover a pacificação e a democratização da Colômbia, por meio de instituições e instrumentos de política econômica e social que possam significar a efetiva realização da justiça naquele país.
Sala das Sessões,
Senador Eduardo Matarazzo Suplicy