O senador Pedro Simon (PMDB-RS) subiu agora há pouco a tribuna do plenário para manifestar, como uma espécie de porta-voz dos senadores, a “profunda estranheza” do Parlamento brasileiro em relação à idéia do presidente norte-americano George W. Bush em reativar a 4ª Tropa. Segundo Simon, Bush não teria autoridade suficiente, nesse momento final de seu segundo mandato, para tomar decisões desse calibre.
“Por que um presidente tomaria uma decisão como essa às vésperas das eleições?”, questionou o senador, mencionando a reta final da disputa entre os candidatos Barak Obama e John MacCain à Casa Branca. “Não somos nós que dizemos, é o povo americano: as pesquisas mostram que Bush é o presidente com o mais baixo índice de simpatia junto a população.”
De acordo com Simon, que esteve em alguns países da Europa durante o recesso de julho, as manchetes dos jornais do Velho Continente destacam o Brasil como a mais provável grande potência produtora. Para o peemedebista, o avanço da exploração de petróleo em grandes profundidades e o alto potencial de produção de biodiesel (energia alternativa), além da Amazônia, levam os demais países a apostar na hipótese. (Fábio Góis)
Leia também
Aguarde mais informações.