O presidente Lula se reúne hoje (26) com ministros da coordenação política para discutir quais ajustes deverão ser feitos ao orçamento do próximo ano sem os R$ 40 bilhões da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Contudo, Lula já adiantou que “não vai retirar um centavo” dos recursos para os programas sociais do governo e para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Até o momento, o aumento da carga tributária também está descartado. Essa, inclusive, foi a condição para que a oposição aceitasse acelerar a votação no Senado da proposta que prorroga a vigência das Desvinculações da Receita da União (DRU), mecanismo que permite ao governo aplicar livremente 20% dos recursos vinculados ao Orçamento da União.
Participam do encontro com o presidente os ministros José Múcio (Relações Institucionais), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), além de Guido Mantega (Fazenda) e do vice-presidente, José Alencar.
Leia também
À tarde, Lula se reúne reservadamente com Mantega e com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário