O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), acaba de ser reeleito para o biênio 2007/2009. Candidato único desde a desistência do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, no meio da semana passada, Temer recebeu 598 votos dos 602 apurados.
Houve dois votos nulos e dois brancos. Ao todo, 457 (81%) dos 564 convencionais aptos a votar compareceram ao encontro. A presença de 81% dos convencionais aptos a votar confirma o fracasso do boicote pregado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que, acusando o Planalto de intervir em favor de Temer, orientou os aliados de Jobim a não comparecerem ao encontro do partido
Alguns convencionais tinham direito a votar mais de uma vez. Votaram senadores, deputados federais, integrantes dos conselhos e do diretório nacional, além dos delegados partidários.
A convenção continua, neste momento. O Diretório Nacional, que acaba de ser eleito, com seus 119 integrantes, elegerá agora a Executiva Nacional do PMDB, com 19 integrantes, sendo 15 titulares e quatro suplentes.